Nos dias 14 e 15 de junho ocorreu o I Webinar Situações de Aprendizagem na Educação Profissional – Descentralizando o Fazer Docente, um seminário na web (Internet) transmitido para todo Brasil, em uma iniciativa da Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac São Paulo.
O evento virtual científico reuniu apresentações dos melhores Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) da Pós-graduação em Docência para a Educação Profissional do Senac, tendo como objetivo contribuir para a construção de novas referências metodológicas baseadas no desenvolvimento de competências. O consultor José Antônio Küller, especialista na Metodologia de desenvolvimento de competências, palestrou na mesa de abertura do Webinar.
Representando o Senac/PA, o instrutor Franco Sério Neto participou do painel sobre relatos de prática em diversas áreas, descrevendo a sua experiência com a descentralização do ensino-aprendizagem, por meio da proposta do Projeto Integrador “Exploração dos recursos do processador de texto", desenvolvido junto a alunos do curso de Operador de Computador, em Belém.
“Foi uma grande satisfação representar o Senac no Pará, além de um ganho ainda maior para o meu currículo profissional. A troca de experiências com profissionais de outros estados mostrou um panorama das vivências na educação profissional, evidenciando o quão interessante é a proposta do Modelo Pedagógico Nacional do Senac, que unifica os princípios de trabalho em todo país. Atender ao que essa nova visão pedagógica propõe é um desafio, mas a partir do momento que você compreende e imerge no modelo de ensino, percebe o quanto ele é rico para o aluno, que passa a ser o ator principal do processo de aprendizado”, considerou o instrutor.
Conhecer para ensinar
Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados e pós-graduado em Educação a Distância, Franco concluiu em março deste ano a pós-graduação em Docência para a Educação Profissional (260h), proporcionada pelo Senac/PA dentro das ações de educação corporativa que visam a valorização de pessoas e o melhoramento constante da instituição.
“Sem dúvida a partir dessa tornou-se muito mais claro o novo modelo pedagógico e eu obtive a qualificação necessária para aplicar os sete passos metodológicos propostos por Küller no desenvolvimento de competências, mais segurança na elaboração do planejamento de trabalho. A partir da pós-graduação e do conjunto de capacitações da trilha formativa que foi proposto aos instrutores, pude construir as minhas bases para corresponder ao que a Instituição espera no trabalho dentro da educação profissional”, comentou Franco.
O I Webinar Situações de Aprendizagem, transmitido pelo site do Senac/SP, expôs mais de 20 trabalhos, buscando valorizar a prática docente e o intercâmbio de ideias pedagógicas com o compartilhamento de conhecimentos sobre o fazer docente.
Texto: Daniele Brabo
Fotos: Comunicação Senac/PA
Ilustração: Senac/SP
Galeria de fotos
Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.