Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Festival Gastronômico realiza IV edição com universo dos botecos

Publicado em: 27 Jul 2015 |

Alunos participam do já tradicional Festival Gastronômico do Senac, que está em sua 4ª edição, encerrando as atividades da turma do curso de Cozinheiro, do Centro de Educação Profissional de Belém.

Belém, 27/07/2015 - Compilar todo o aprendizado do curso em um produto final é o objetivo do Festival Gastronômico do Senac/PA, que teve a sua 4ª edição marcando o encerramento da turma de Cozinheiro do Centro de Educação Profissional de Belém, entre os dias 21 e 24 de julho.

Desta vez o tema escolhido foi “Senac e o Delicioso Universo dos Botecos”, onde os alunos organizaram um salão temático de degustações, criando petiscos inspirados nas comidinhas típicas dos bares de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Os alunos foram divididos em três grupos, que decoraram o ambiente e idealizaram cardápios de acordo com o tema designado. No primeiro dia de apresentações os quitutes foram inspirados em Belo Horizonte –MG, capital onde nasceu o concurso Comida de Boteco. No segundo dia a culinária boêmia do Rio de Janeiro teve destaque e, no terceiro dia, os sabores de Fortaleza viraram petiscos do boteco armado dentro da sala de aula do Senac.

Após apresentarem receitas já tradicionais dos botecos, os alunos também participaram do concurso “O Pará e as Delícias das Comidas de Boteco” no último dia de festival. O desafio foi criar petiscos com ingredientes regionais, contando pontos não apenas para o sabor, mas também para a apresentação dos pratos e desenvoltura das equipes. O júri formado por diretores e equipe pedagógica do Senac escolheu o prato “Pavulagem Paraense”, feito com caranguejo, macaxeira e castanha do Pará, como grande vencedor do festival. Em segundo lugar ficou o petisco batizado de Forte do Castelo, a base de mariscos. E o terceiro lugar foi para o “Filhote Pai D’ Égua como molho de taperebá com pimenta”.

“Nós, como Senac, nos sentimos muito satisfeitos e felizes em ver os nossos alunos concluindo o curso com as marcar formativas da Instituição, demonstrando o conhecimento técnico para a profissão e também outras características como o zelo pelo que fazem, o empreendedorismo e a criatividade. O festival busca demonstrar este aprendizado”, destacou Daise Elaine Lima, gerente do CEP Belém.

 

Texto: Daniele Brabo
Fotos: Daniele Brabo e Diego Ataíde
Comunicação Senac/PA 


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br