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Senac/PA promove Encontro Regional sobre Novo Modelo Pedagógico para gestores e assistentes técnicos

Publicado em: 20 Abr 2015 | INSTITUCIONAL

Evento reuniu equipe pedagógica para promover a discussão e a reflexão sobre os desafios do alinhamento à nova proposta pedagógica.

[Belém - 20/04/2015] Frente ao desafio da implementação de uma nova forma de ofertar educação profissional, profissionais da área pedagógica de todas as unidades do Senac no Pará participaram do “Encontro Regional sobre o Novo Modelo Pedagógico”, realizado nos dias 26 e 27 de março, no hotel Princesa Louçã, em Belém. O evento contou com a presença de 40 participantes, dentre assistentes técnicos, gerentes das unidades operativas no estado e Diretoria de Educação Profissional.

 

O Encontro reuniu a equipe com o objetivo de fomentar uma reflexão sobre o processo de transformação na estrutura dos cursos e todos os pontos que envolvem o alinhamento ao Novo Modelo Pedagógico do Senac, o qual define parâmetros nacionais para os planos dos cursos, formas de avaliação e atuação dos instrutores, nas ofertas de ensino presencial ou a distância da educação profissional praticada pela Instituição de norte a sul do país.

 

Na abertura, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará, Sebastião Campos, ressaltou a essencialidade de capacitar adequadamente todos que estarão envolvidos na implementação do Modelo Pedagógico Nacional do Senac. “Este encontro é de fundamental importância, por reunir os técnicos e gestores que serão os agentes desta transformação e replicadores deste novo modelo nacional, o que demonstra uma integração cada vez maior, em busca de um padrão único de excelência no ensino profissionalizante do Senac”, enfatizou.

 

A programação contou com explanações do consultor convidado George Soares, pedagogo e Gerente de Desenvolvimento Educacional da Diretoria de Educação Profissional do Senac no Rio Grande do Norte (Senac/RN). O especialista em Gestão Estratégica e Docência no Ensino Médio apresentou um painel sobre os principais aspectos do Modelo Pedagógico, demonstrando contexto, objetivos e a propostas de trabalho, bem como resultados esperados, princípios educacionais, marcas formativas do Senac e a nova forma de avaliação.

 

“É fundamental começar o trabalho de alinhamento pelos técnicos pedagógicos, pois eles é que darão o suporte didático para o docente entender a nova metodologia e, assim, poder aplicar da melhor maneira em sala de aula. As pessoas reunidas neste encontro estarão diretamente ligadas com as práticas do modelo e serão as responsáveis pela sinergia da execução desta nova proposta. Isto resguarda a atividade do Departamento Regional e garante que todo o processo será feito da maneira mais assertiva possível”, avaliou George.

George também foi mediador na realização da oficina sobre como montar uma Unidade Curricular, iniciada na tarde do dia 26, com a culminância na manhã do dia 27. Nesta atividade, a proposta foi, através de uma simulação, provocar junto aos participantes um melhor entendimento dos processos de elaboração de um plano de curso, com a definição e redação de Competência, construção da Unidade Curricular e Organização Curricular. Na segunda parte da oficina foi trabalhada a elaboração de Competências, a definição dos elementos – indicadores, conhecimentos, habilidades e valores -, finalizando com o Plano de Trabalho Docente e o Projeto Integrador.

Em seguida, a Coordenadora Regional de Implementação do Novo Modelo Pedagógico Nacional do Senac, Patrízia Chermont, fez um relato sobre o andamento da turma Piloto do curso de Operador de Caixa, iniciada no dia 9 de março de 2015, no CEP Belém, sob estruturação no novo modelo.

 

O encerramento foi feito pela Diretora de Educação Profissional do Senac/PA, Cláudia Vasconcelos, que destacou a necessidade de ter otimismo na ação, para superar os desafios do novo Modelo Pedagógico. “Não podemos nos ater a uma pedagogia do passado. Temos um grande trabalho pela frente e o mais importante neste primeiro momento é que possamos entender o caminho desta nova metodologia. É claro que existem as preocupações, mas são os desafios que teremos de superar para atendermos esta proposta de formação mais efetiva”, concluiu. 

Organizado pela Diretoria de Educação Profissional, o Encontro Regional contou com a participação do Núcleo de Planejamento e Pesquisa Educacional (Nuppe), além de profissionais do Centro de Educação Profissional de Belém (CEP Belém), Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (CEPTIC), Centro de Educação a Distância (CED), Centro de Educação Profissional Unidades Móveis (CEP UM), Unidade de Relacionamento (Unire), Centro de Educação Profissional de Castanhal (CEP Castanhal), Centro  de Educação Profissional de Santarém (CEP Santarém), Centro de Educação Profissional de Parauapebas (CEP Parauapebas).

 

Para a Assistente Técnica do CEP Santarém, Geni Gomes Queiroz, do apoio pedagógico, o Encontro Regional foi importante para elucidar pontos e compartilhar experiências. “A partir do conhecimento que adquirimos e compartilhamos neste evento, vamos poder trabalhar junto aos instrutores a aplicação desta nova proposta pedagógica, orientando-os da melhor forma sobre como será este processo de ensino e aprendizagem a partir de agora. Em Santarém teremos uma turma piloto que começará em julho e este evento veio fortalecer tudo que fomos absorvendo ao longo da trilha formativa sobre o Modelo Pedagógico, pela qual todos nós, técnicos, estamos percorrendo para nos qualificar”, considerou Geni.


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