Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Cozinheiro formado pelo Senac ganha concurso Enchefs Pará

Publicado em: 23 Mai 2016 | GASTRONOMIA

No ano passado Leonardo Modesto, 29 anos, estava tendo aulas no Senac e meses depois, no dia 14 de maio de 2016, ele foi o ganhador do concurso gastronômico “Enchefs Pará”, realizado dentro da programação do Festival Brasil Sabor, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e realizada na capital paraense pela Abrasel-PA. Como vencedor, ele já está garantido como representante do Pará no Prêmio Dólmã 2016, um dos mais importantes da gastronomia do país.

O concurso Encontro de Chefs (Enchefs) foi criado pelo Grupo Conforto Gastronômico, mesmo idealizador do Prêmio Nacional Dolmã. A premiação regional deu a Leonardo uma das três vagas do Pará para a grande final do Enchefs Nacional, que ocorre entre os dias 24 e 26 de outubro, em Manaus.

Na disputa com outros sete chefs, Leonardo se destacou ao dar um toque de originalidade à receita com ingredientes bastante conhecidos do público paraense. Ele apresentou aos jurados o “Confit de Pato com Geleia de Jambu, Aligot de Pupunha e Beiju Chica”, em uma releitura, com muita personalidade, do famoso Pato no Tucupi.

Leonardo nasceu na comunidade de Itajuba, no município de Curuçá, interior do Pará. Mudou-se para a capital em 2005 e começou a trilhar a carreira na gastronomia. Trabalhou como auxiliar de cozinha e recepcionista em restaurantes. A profissão tomou forma quando em 2015 ele formou-se Cozinheiro pelo Senac, em Belém, e este ano entrou para o curso de nível superior em gastronomia, em uma universidade local. Atualmente, o jovem atua como cozinheiro profissional de forma autônoma.

De acordo com declaração dada a um jornal de Belém, o prato com o qual venceu o concurso reuniu suas raízes, suas vivências profissionais e as técnicas adquiridas em sala de aula. “Peguei vários pratos típicos nossos, como o beiju e o pato no tucupi, mas com novas técnicas francesas. Levei cerca de um mês testando essas fusões. Na verdade, levei mais tempo para adaptar a técnica e chegar à temperatura ideal do prato. O mais legal foi ver a aceitação do júri”, contou à imprensa.

Dentre os jurados que avaliaram os pratos da disputa estavam chefs paraenses e proprietários de restaurantes. Com o “Confit de Pato com Geleia de Jambu, Aligot de Pupunha e Beiju Chica”, Leonardo também passa a ser o embaixador da cozinha paraense na competição Enchefs em 2017, juntamente com mais dois indicados.

Texto: Senac/PA com informações do Diário do Pará e Abrasel.
Fotos: Abrasel/Divulgação
Comunicação Senac/PA

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br