Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Chegou o momento de torcer pelo Pará no torneio nacional!

Publicado em: 07 Nov 2016 | COMPETIÇÕES SENAC

No ano em que comemora 70 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realiza a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional, um grande torneio que reunirá disputas sediadas em diferentes estados, com o objetivo de testar habilidades e os conhecimentos de estudantes do Senac de todo o Brasil, em quatro ocupações profissionais: Serviço de Restaurante, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social.

As jovens Jackeline Passinho e Allana Nascimento competem pelo Pará nas etapas das ocupações de Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social, respectivamente. A primeira competição é a de Cabeleireiro, que ocorre entre os dias 7 e 11 de novembro na capital do Ceará, Fortaleza, e tem Jackeline como nossa representante. Ela disputa medalhas com Bruna de Sousa (CE), Leonardo Câmara (PB), Ivinny dos Santos (PE), Alaniele de Figueiredo (RR), Vitória de Menezes (RS), Sara Moreira (SC) e Jeisiane Santos (SE), na arena montada pelo Senac no no Shopping RioMar.

Jackeline herdou da mãe, cabeleireira, a afinidade com o universo da beleza. Porém, antes de mergulhar de vez nos conhecimentos desta profissão, a estudante de 18 anos pensou em seguir outra carreira. “Antes de vir para o Senac fazer o curso eu achava que a profissão de Cabeleireira poderia não ser a melhor para mim. Eu já estava estudando em outra área. Mas a participação nesse projeto está sendo uma grande oportunidade. Estou valorizando cada momento, porque é a realização de um sonho que durante um tempo ficou de lado e através da Competição percebi que posso ter sucesso nessa área”, conta a competidora.

No período de 21 a 25 de novembro será a vez de Allana viajar para o Rio Grande do Sul para representar o Pará na etapa da ocupação de e Cuidado de Saúde e Apoio Social. Com apenas 18 anos, ela formou-se Técnica em Enfermagem pelo Senac no início deste ano e acredita que a dedicação é uma característica forte para se sair bem nas provas.  “Durante os estágios e ao longo do curso no Senac, percebi que um aspecto fundamental para o profissional de saúde é ter um olhar particular para cada paciente, sendo atencioso e dedicado. Além disso sou muito perfeccionista e esse pode ser um ponto positivo”, destaca a jovem.

Outra participação paraense no megaevento será da Coordenadora de Desenvolvimento Educacional do Senac/PA, Patrízia Chermont, que vai atuar como avaliadora na etapa da ocupação de Serviço de Restaurante, de 28 de novembro a 2 de dezembro, no Espírito Santo.

PREPARATIVOS
No Senac Pará os preparativos foram intensos para as Competições. A primeira ação da campanha foi uma seleção especial no mês de maio, para preencher vagas gratuitas no curso de Cabeleireiro, com a finalidade de encontrar jovens que se encaixassem no perfil de competidores. Desta seletiva, Jackeline Passinho e Polyana Marques foram escolhidas para o programa de preparação. No caso da ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social, Allana Nascimento e Thainara Soares, 19, alunas egressas do curso Técnico em Enfermagem, foram selecionadas para os treinamentos com foco no evento.

As quatro jovens participaram de aperfeiçoamentos e treinamentos específicos e, após avaliações e simulações que representaram etapas regionais dos projetos-teste (como são denominadas as provas das competições), Jackeline e Allana se destacaram em suas respectivas áreas, sendo então classificadas como competidoras representantes do estado nas disputas nacionais.

Durante os meses de setembro e outubro as competidoras receberam orientações e preparo comportamental por meio de sessões com a psicóloga Luciana Brahuna, que trabalhou junto a elas o equilíbrio emocional, inteligência tática, autoconfiança dentre outros fatores tão importantes quanto as técnicas.

PROJETO
O projeto das Competições Senac de Educação Profissional nasceu da experiência obtida com a participação institucional nas quatro últimas edições das Olimpíadas do Conhecimento, em parceria com o Senai (2008, 2010, 2012 e 2014). Agora, em um evento próprio desta natureza, o Senac espera proporcionar intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os seus Departamentos Regionais, além de reforçar a imagem da Instituição como referência na educação profissional em todo o Brasil e dar visibilidade à missão de educar para o trabalho.

Após enfrentarem etapas locais, 35 jovens com menos de 21 anos e provenientes de 16 estados (AL, AM, BA, CE, DF, ES, MA, PA, PB, PE, PR, RN, RR, RS, SC e SE) participam das provas, elaboradas por docentes do Senac, que simulam situações reais de trabalho, revelando a excelência do projeto pedagógico do Senac.

A corrida será pelas medalhas concedidas aos primeiros colocados no ranking dos mais bem preparados em cada ocupação profissional e também por uma vaga na WorldSkills, competição internacional com participação de mais de 60 países a ser realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro de 2017.

Mesmo a distância, você pode participar da Torcida Organizada Senac. Acompanhe, compartilhe e curta as notícias sobre as Competições Senac de Educação Profissional no Facebook,  no Twitter e na seção Notícias do site do Senac. Registre também nas redes sociais seu incentivo aos nossos alunos.

>> Clique aqui e confira as notícias anteriores sobre COMPETIÇÕES SENAC.
Com informações do Departamento Nacional Senac
Texto e fotos: Daniele Brabo
Comunicação Senac Pará

ANOTE NA SUA AGENDA E REFORCE ESSA TORCIDA PELO PARÁ!







Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br