Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Câmara Federal realiza sessão em homenagem aos 70 anos do Senac

Publicado em: 04 Abr 2016 | 70 ANOS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) recebeu homenagem pelos seus 70 anos de existência no Brasil, em sessão solene realizada na manhã de 04 de abril de 2016, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. A sessão foi requerida pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), que presidiu o momento de homenagem ao braço educacional e formador do Sistema Comércio.

O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac do Distrito Federal, Adelmir Santana, representou a presidência da confederação na sessão.

Na homenagem do congresso foi destacada a importância do Senac como uma unidade formadora de profissionais, que tem a sua marca em todo o Brasil, levando educação profissionalizante de qualidade tanto nos grandes centros urbanos, quanto nos locais mais distantes. Destaque ainda para o importante papel do Senac na promoção da inclusão social através da qualificação gratuita a pessoas de baixa renda e o incentivo ao acesso ao mercado de trabalho.
“São sete décadas de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, por meio da oferta de programas educacionais profissionalizantes, diretamente relacionados às demandas do mercado de trabalho. Poucas instituições foram capazes de atender ao mercado brasileiro com mão de obra bem qualificada. E para capacitar o profissional do setor terciário, o Senac assumiu tarefas de suma importância, oferecendo educação profissional a todas as regiões do país”, destacou o deputado Lucas.

O vice-presidente da CNC, Adelmir Santana, representando presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antonio Oliveira Santos, afirmou que o Senac é um exemplo de instituição com o objetivo de qualificar os profissionais para o mercado de trabalho, presente em mais de 2.200 municípios brasileiros e com a participação direta na formação educacional dos trabalhadores.

“Uma homenagem como essa, para nós, é motivo de orgulho. Não é comum no Brasil, instituições alcançarem os 70 anos. Elas aparecem, desaparecem, e, notadamente, uma instituição de caráter social e de formação profissional como a nossa perdura. Temos a responsabilidade na formação profissional de pessoas que têm interesses voltados para as atividades do comércio e serviços, e todos sabemos da dívida que o Brasil tem na educação. Nós temos essa preocupação e por isso, atendemos as pessoas no país todo”, afirmou Santana.

Para o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, deputado federal Laércio Oliveira, a importância do Senac se vê a cada dia com cada resultado conquistado na qualificação profissional de jovens e adultos em todo o país.

“O melhor resultado do Senac é a sua referência de qualidade em educação profissional. São 70 anos prestando serviços com excelência e muita dedicação ao público que nos procura para se capacitar. Foram quase 65 milhões de pessoas qualificadas pelo Senac no Brasil ao longo desses 70 anos e eu sou uma delas, pois fui aluno do Senac para poder ingressar no mercado de trabalho. Um terço da população brasileira passou pelo Senac. Isso deixa a nós da Confederação Nacional do Comércio, muito orgulhosos do trabalho desenvolvido. São 70 anos de credibilidade e qualidade nos serviços prestados pelo Senac, desde 1946”.

Também compuseram a mesa da sessão, além dos citados, o representante da CNC, Roberto Veloso, o representante do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges Paula; os representantes dos servidores do Senac-DF, Ana Beatriz Borges e João Batista Santana Neto; e a assessora de gestão de gastronomia do Senac, Marilene Siqueira, além de mais de 400 alunos das unidades do Senac/DF, servidores do Senac, convidados e demais autoridades.

Números

Em todo Brasil, mais de 63 milhões de alunos já passaram pelo Senac, em cursos nas áreas de Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Segurança; Controle e Processos Industriais; e Recursos Naturais. A instituição oferece mais de 850 opções de cursos nos níveis básico, técnico, tecnológico, de pós-graduação e MBA.

Fonte: CNC e Senac/DF
Foto: Joel Rodrigues/Sistema Fecomércio DF

 

 

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br