Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Aula show do Senac agradou ao público no Festival do Chocolate e Cacau

Publicado em: 21 Set 2015 |

Receitas seguindo a tendência gourmet e com ingredientes regionais garantiram o sucesso das aulas ministradas pelo Senac na Cozinha Show do 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau na Amazônia.

Belém, 21/09/2015 - Ao leite, com castanhas ou meio amargo, o chocolate é algo que sempre dá água na boca, mas ele pode ficar ainda mais irresistível se combinado com criatividade. E para mostrar algumas formas diferenciadas de associá-lo com ingredientes regionais, o Senac participou da Cozinha Show do 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau na Amazônia (FICC), evento sazonal que busca dar visibilidade à cultura cacaueira paraense e estimular a geração de emprego e renda em torno dessa saborosa atividade, já que a Região Amazônica é a segunda maior produtora de cacau no país.

O Festival ocorreu de 17 a 20 de setembro, no Centro de Convenções Hangar, em Belém, paralelamente à feira Flor Pará. Em 2015, a inspiração foi no tema “Chocolate, flores e joias. As origens se encontram e formam a trilogia da sedução”. Dentro da programação, composta por várias atividades que aconteceram simultaneamente, o Senac ministrou aulas-show com 2h de duração nos dias 18, 19 e 20, demonstrando o passo a passo de receitas à base de chocolate, frutas e castanhas típicas do Pará.

A instrutora Jaciléa Costa ensinou os méritos culinários na Cozinha Show, contando com a assistência de uma equipe cozinheiros profissionais formados pelo Senac.  No primeiro dia a receita trabalhada foi o Brownie Mesclado com Cupuaçu, no segundo dia foi a vez do Brigadeiro Gourmet e no terceiro dia a Mousse de Chocolate com Manga. Após o preparo, os participantes puderam degustar as guloseimas.

“Uma das nossas preocupações foi não perder a essência da culinária regional, representando os sabores amazônicos casados com o chocolate, para apresentar não apenas para o público local como também aos visitantes de todo o Brasil que circularam por este festival. As receitas foram pensadas para realmente mostrar a nossa identidade amazônica”, explicou Jaciléa Costa.

No total foram mais de 180 participantes nas aulas-show do Senac, incluindo visitantes de diversas localidades, como Medicilândia-PA, Macapá, Brasília, Espirito Santo, Bahia, Paraná, dentre outros. Daiane Pedrosa, natural do Mato Grosso, mora no Pará há 11 anos. Ela cozinha como hobby e quis assistir às aulas do Senac para conhecer novas técnicas. “Vim por curiosidade e me surpreendi com a qualidade da aula. Apesar de ser uma oficina curtinha, deu para aprender bastante sobre manuseio do chocolate e combinação de sabores”, disse a participante.

E quando se trata de brigadeiro, ninguém resiste. Por isso Samuel Leocádio, de Castahal-PA, levou a esposa e a filha para ver como se faz o doce. “Eu não conheço muita coisa de gastronomia, mas foi fácil de aprender com a aula-show, porque a instrutora mostrou com uma didática bem simples. Até mesmo eu, que não tenho muito conhecimento na cozinha, acho que vou me arriscar agora”, comentou.

Também colaboraram com a realização da Cozinha Show os alunos concluintes do curso de Recepcionista em Eventos, coordenados pela instrutora Flávia Martins. Eles recepcionaram o público e deram assistência logística na organização da aula-show. Outra participação institucional foi o stand do Senac, que expos amostras de livros da área de gastronomia, lançados pela Editoras Senac.

Texto: Daniele Brabo
Fotos: Daniele Brabo/Senac e Cláudio Santos/Ag. Pará.
Comunicação Senac/PA


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br