Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Alunos do Senac integraram a Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil

Publicado em: 02 Mar 2015 |

Com cartazes nas mãos, alunos do Senac caminharam pelas ruas da capital paraense em apoio à ação que marca a campanha pela erradicação do trabalho de crianças e adolescentes.

[Belém, 02/03/2015] Alunos do Centro de Educação Profissional de Belém (CEP Belém) e do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (CEPTIC) participaram, no dia 1º de março, da Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil, organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) como parte da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. A ação contou com o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará, dentre outros parceiros.

A caminhada reuniu milhares de pessoas no trajeto, que iniciou-se na Escadinha da Estação das Docas e culminou na Praça da República. O objetivo foi dar visibilidade para a problemática da exploração da mão de obra de crianças entre 5 e 17 anos, além de conscientizar a sociedade paraense sobre os direitos da criança e do adolescente. Os alunos do Senac, juntamente com membros da equipe técnica da Instituição, levaram cartazes e puderam ouvir esclarecimentos sobre a importância da erradicação do trabalho infantil, o que visou proporcionar a eles a própria identificação como cidadãos e agentes de transformação social.

A Campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” é coordenada pelas juízas Zuíla Maria e Vanilza Malcher, ambas integrantes da Comissão Nacional da campanha, que tem como madrinha a atriz paraense Dira Paes. Ao longo da passeata, muitas pessoas carregavam o cata-vento, símbolo da campanha.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi lido no trio elétrico, destacando dez razões pelas quais menores de 18 anos não devem trabalhar. O trabalho doméstico foi apontado como uma das piores formas de exploração do trabalho infantil. A marcha contou com a presença de autoridades e também com atrações culturais como a cantora Mariana Belém, a Bateria da Escola de Samba Crias do Curro Velho, o Cordão do Peixe Boi do grupo Arraial do Pavulagem e o juiz Cláudio Rendeiro, conhecido pelo personagem Epaminondas Gustavo. 

O presidente do Sistema Fecomércio-PA, Sebastião Campos, falou sobre a importância da manifestação. “É um exemplo que o Pará está dando ao Brasil, de como combater a exploração do trabalho infantil. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará, desde o início apoia esta campanha. Somos parceiros pois entendemos que a criança tem que ter direito ao estudo para se desenvolver intelectualmente e almejar um futuro melhor. Na medida em que a criança trabalha e deixa de estudar, o seu desenvolvimento é prejudicado e o seu futuro comprometido”, ressaltou Sebastião Campos ao público da marcha.

A defesa da liberdade e dos direitos da criança e do adolescente é fundamental para a sociedade, pois toda e qualquer prática de trabalho infantil configura violação dos direitos da criança. Entre as consequências, evidencia-se que as crianças que trabalham podem desenvolver problemas físicos, psicológicos e doenças decorrentes das atividades, além da perda de direitos básicos como educação, esporte e lazer.

Coordenação de Comunicação Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará
Texto: Daniele Brabo/Ascom Senac, com informações da Fecomércio-PA
Fotos: CEP Belém, CEPTIC, Jorge Soares.


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br