Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Ações no Outubro Rosa levaram atendimento e informação à comunidade

Publicado em: 03 Nov 2015 |

Quando se fala em câncer de mama, o melhor método de prevenção ainda é a informação. Para disseminar esta ideia foi criado em 1989 o movimento Outubro Rosa, que já ganhou o mundo com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Engajado em causas sociais, o Senac no Pará desenvolveu diversas atividades inspiradas no Outubro Rosa, visando, sobretudo, contribuir com a redução das mortes causadas pelo câncer de mama através de ações de esclarecimento, para que tanto as mulheres quanto os homens conhecessem as causas, os sintomas, formas de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, sobretudo ressaltando a necessidade do autoexame.

Monumentos em todo o mundo receberam iluminação rosa ao longo do mês e em Belém o Senac iluminou as fachadas de seus prédios para chamar a atenção das pessoas para a campanha. Funcionários também usaram o laço símbolo do Outubro Rosa, em alusão ao movimento. Mas não ficou por aí. Atividades se estenderam ao público externo, por meio de palestras, mutirões, caminhadas e outras programações, que registraram quase 500 participantes no total.

Em 14 de outubro as atividades começaram com alunos do Colégio Salesiano do Trabalho, em Belém, que participaram da palestra “Prevenção ao Câncer de Mama”, ministrada por instrutores do Senac.

Em 20/10 as colaboradoras do Senac tiveram um bate-papo com o Dr. Hildebrando Nunes Jr., do Grupo Humanitar e ouviram o comovente relato de Marcia Domingas Maia, que venceu a luta contra a doença e compartilhou com todas as mulheres presentes a sua vivência, desde o sentimento devastador do diagnóstico, até a conquista da cura.

“A família é um alicerce fundamental para quem está lutando contra um câncer. Por isso, é importante conscientizar não só as mulheres, mas também os filhos, maridos, irmãos, pais que precisam dar suporte para que a mulher se fortaleça e não se deixe vencer pela doença”, relatou Márcia, emocionada.

Em Castanhal e Capanema, no nordeste paraense, também ocorreram ações para a população. Mais de 40 pessoas compareceram à sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Capanema, no dia 23/10/2015, para assistir palestra e dramatização sobre prevenção ao Câncer de Mama. No Centro de Educação Profissional do Senac em Castanhal, alunos estiveram na palestra “Saúde feminina e seus cuidados”, em27/10/15. O Senac em Santarém, região do Baixo Amazonas, promoveu a palestra “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”, nos dias 29 e 30/10/15, somando 151 participantes.

Já os alunos do Senac em Parauapebas, Marabá e Tucuruí coletaram lenços para o Banco de Lenços Flávia Flores, mantido pela ex-modelo catarinense criadora do projeto Quimioterapia e Beleza, que incentiva mulheres com câncer a passarem pela doença sem deixar cair a autoestima. Houve ainda palestras e outras atividades entre os dias 26 e 30 de outubro, nas três cidades.

Mutirão da Mama

A campanha também foi marcada pela participação do Senac em Mutirões da Mama nas cidades de Abaetetuba (17/11) e Paragominas (24/11), promovidos pelo Grupo Humanitar Saúde, uma organização que leva atendimento à comunidades carentes. A equipe formada por instrutores e alunos do curso Técnico em Enfermagem atuou na triagem clínica, com aferição de pressão arterial e do índice de massa corpórea, para o encaminhamento aos médicos ginecologistas e mastologistas do mutirão.

Antes do atendimento, a comunidade recebeu a palestra “Câncer de Mama: a prevenção é a melhor escolha!”. Utilizamos atividades lúdicas para explicar de maneira acessível à população o que é o câncer de mama, como ele se desenvolve, fatores de risco, prevenção e tratamento”, descreveu a instrutora Suanne Pinheiro.   A moradora de Abaetetuba, Orlandina do Couto, parabenizou o momento de orientação. “Explicou muitas coisas que a gente não sabia. Qualquer dorzinha eu já ficava com medo de ser um câncer e agora eu tirei muitas dúvidas com a palestra”, afirmou.

O olhar de gratidão das pacientes cativou os alunos que participaram dos mutirões. “Pude ver claramente a necessidade que muitas mulheres carente têm de atendimento de saúde, falta de conhecimento e, consequentemente, a falta do autocuidado. Colaborar com a equipe do Senac neste trabalho de levar informação e atenção a estas pessoas foi muito gratificante, além de um aprendizado sem igual. Tive a oportunidade de aperfeiçoar o que vemos na teoria, também na prática”, comentou a aluna do curso técnico, Ana Cristina Ramos Vieira, 30 anos.

“Não seria possível fazer um movimento tão grande como é o mutirão se não existissem fortes parceiros como o Senac e sua equipe, uma instituição de credibilidade que deu todo o suporte necessário no pré-atendimento das pacientes. Os alunos trataram todas essas mulheres com muito carinho e elas necessitam não somente da promoção em saúde mas também deste acolhimento solidário”, disse o representante do Grupo Humanitar, Hildebrando Jr.

A mesma equipe ainda esteve em uma ação solidária na Unidade de Saúde da Família do bairro Fama, no distrito de Outeiro, em Belém, em 29/10/2015. No total, estas ações junto à mulheres de baixa renda contabilizaram cerca de 300 atendimentos.

Em 03/11/2015
Texto: Daniele Brabo
Fotos: Daniele Brabo/ Diego Ataide/ Senac
Comunicação Senac no Pará


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br