O aprendiz em Serviços de Supermercado é qualificado para executar atividades de reposição de mercadorias em empresas do segmento supermercadista. Está apto a realizar atividades de organização, reposição e exposição de mercadorias e produtos, verificando sua validade, integridade e a precificação. Auxilia na recepção, conferência, armazenagem e movimentação do estoque para abastecimento do ponto de venda e atende e orienta clientes sobre mercadorias, produtos e serviços. Está apto ainda, a identificar estratégias logísticas para operações em empresas varejistas; identificar riscos e propor o uso de técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado, a partir de ferramentas de controle e análise. Realizar um atendimento de qualidade ao cliente comunicando-se adequadamente, compreendendo o processo de comercialização, possibilitando orientar o cliente a adquirir produto ou serviços, impactando na decisão de compra do consumidor. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho. O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e a comunicação, a criatividade e a atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável, destacando-se pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que é marca do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. O curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercado do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023. O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Repositor de mercadorias, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem – CONAP. Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de Supermercado: Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços. Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos. Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional: Desenvolvimento Socioemocional. Bem-estar pessoal e social dos jovens. Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho. Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho. Letramento matemático e educação financeira. A arte de se comunicar e de vender mais. Logística nas operações de varejo. Técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado.
Próximas turmas
As matrículas são feitas presencialmente na unidade onde será realizado o curso.
Verificar junto a unidade o tipo de oferta: presencial, remoto ou semipresencial.
Mais informações! Matrícula na unidade
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Saiba mais sobre Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados!
O aprendiz em Serviços de Supermercado é qualificado para executar atividades de reposição de mercadorias em empresas do segmento supermercadista.
Está apto a realizar atividades de organização, reposição e exposição de mercadorias e produtos, verificando sua validade, integridade e a precificação. Auxilia na recepção, conferência, armazenagem e movimentação do estoque para abastecimento do ponto de venda e atende e orienta clientes sobre mercadorias, produtos e serviços.
Está apto ainda, a identificar estratégias logísticas para operações em empresas varejistas; identificar riscos e propor o uso de técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado, a partir de ferramentas de controle e análise. Realizar um atendimento de qualidade ao cliente comunicando-se adequadamente, compreendendo o processo de comercialização, possibilitando orientar o cliente a adquirir produto ou serviços, impactando na decisão de compra do consumidor. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho.
O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e a comunicação, a criatividade e a atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável, destacando-se pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que é marca do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
O curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercado do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Repositor de mercadorias, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem – CONAP.
Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de Supermercado:
Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos.
Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional:
Desenvolvimento Socioemocional.
Bem-estar pessoal e social dos jovens.
Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho.
Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho.
Letramento matemático e educação financeira.
A arte de se comunicar e de vender mais.
Logística nas operações de varejo.
Técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Propiciar situações de aprendizagem que fomentem nos alunos atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base nos indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Idade mínima: 14 anos
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- Comprovante de Escolaridade (Cursando anos finais do ensino fundamental)
- CPF
- Carteira de Trabalho
- Comprovante de residência.
- Autodeclaração de baixa renda
- Contrato de trabalho.
- RG.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF.
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
- Desenvolvimento socioemocional
- Bem-estar pessoal e social dos jovens
- Recursos Tecnológicos no contexto social e do trabalho
- Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho
- Letramento matemático e educação financeira
- Laboratório juventudes da Aprendizagem de Qualificação em Serviços de Supermercados
- Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
- Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos
- Projeto Integrador Repositor de mercadorias
- A arte de se comunicar e de vender mais
- Técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado
- Prática Profissional da Aprendizagem de Qualificação em Serviços de Supermercados
Política de descontos
Observações
- Os documentos necessários para desconto devem ser apresentados no ato da matrícula.
- Os descontos não serão acumulativos e não se aplicam aos cursos promocionais e atendimento corporativo.
- Os descontos na modalidade de Educação a Distância seguirão os critérios estabelecidos pela Rede Nacional de Educação a Distância do Senac.