Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados - NEP Marabá


Em Marabá
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1000 horas

Comércio

até 5x R$ 360,00

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O aprendiz em Serviços de Supermercado é qualificado para executar atividades de reposição de mercadorias em empresas do segmento supermercadista. Está apto a realizar atividades de organização, reposição e exposição de mercadorias e produtos, verificando sua validade, integridade e a precificação.  Auxilia na ­­­recepção, conferência, armazenagem e movimentação do estoque para abastecimento do ponto de venda e atende e orienta clientes sobre mercadorias, produtos e serviços. Está apto ainda, a identificar estratégias logísticas para operações em empresas varejistas; identificar riscos e propor o uso de técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado, a partir de ferramentas de controle e análise. Realizar um atendimento de qualidade ao cliente comunicando-se adequadamente, compreendendo o processo de comercialização, possibilitando orientar o cliente a adquirir produto ou serviços, impactando na decisão de compra do consumidor. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho. O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e a comunicação, a criatividade e a atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável, destacando-se pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que é marca do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.  O curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercado do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023.   O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Repositor de mercadorias, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem – CONAP. Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de Supermercado:  Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços. Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos.   Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional: Desenvolvimento Socioemocional. Bem-estar pessoal e social dos jovens. Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho. Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho. Letramento matemático e educação financeira. A arte de se comunicar e de vender mais. Logística nas operações de varejo. Técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado.

Próximas turmas

As matrículas são feitas presencialmente na unidade onde será realizado o curso.
Verificar junto a unidade o tipo de oferta: presencial, remoto ou semipresencial.

Cidade
Período das aulas
Horário
Frequência
Investimento
Cidade: Marabá
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Período das aulas:
10/02/2026 até 17/12/2026
Horário: 08:00 às 12:00
Frequência: Segunda-feira a Sábado
Investimento: até 5x R$ 360,00

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Mais informações! Matrícula na unidade


Cidade: Marabá
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Período das aulas:
10/02/2026 até 17/12/2026
Horário: 14:00 às 18:00
Frequência: Segunda-feira a Sábado
Investimento: até 5x R$ 360,00

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Saiba mais sobre Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados!

O aprendiz em Serviços de Supermercado é qualificado para executar atividades de reposição de mercadorias em empresas do segmento supermercadista.

Está apto a realizar atividades de organização, reposição e exposição de mercadorias e produtos, verificando sua validade, integridade e a precificação.  Auxilia na ­­­recepção, conferência, armazenagem e movimentação do estoque para abastecimento do ponto de venda e atende e orienta clientes sobre mercadorias, produtos e serviços.

Está apto ainda, a identificar estratégias logísticas para operações em empresas varejistas; identificar riscos e propor o uso de técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado, a partir de ferramentas de controle e análise. Realizar um atendimento de qualidade ao cliente comunicando-se adequadamente, compreendendo o processo de comercialização, possibilitando orientar o cliente a adquirir produto ou serviços, impactando na decisão de compra do consumidor. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho.

O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e a comunicação, a criatividade e a atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável, destacando-se pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que é marca do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. 

O curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercado do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023.  

O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Repositor de mercadorias, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem – CONAP.

Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de Supermercado: 


Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos.


 

Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional:


Desenvolvimento Socioemocional.
Bem-estar pessoal e social dos jovens.
Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho.
Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho.
Letramento matemático e educação financeira.
A arte de se comunicar e de vender mais.



Logística nas operações de varejo.
Técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado.

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
  • Propiciar situações de aprendizagem que fomentem nos alunos atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base nos indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
Acesso Ao Curso
  • Idade mínima: 14 anos
  • Idade máxima de 24 anos incompleto.
  • Comprovante de Escolaridade (Cursando anos finais do ensino fundamental)
Documento Necessário Para Matrícula
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de residência.
  • Autodeclaração de baixa renda
  • Contrato de trabalho.
  • RG.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF.

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
  • CPF (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
  1. Desenvolvimento socioemocional
  2. Bem-estar pessoal e social dos jovens
  3. Recursos Tecnológicos no contexto social e do trabalho
  4. Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho
  5. Letramento matemático e educação financeira
  6. Laboratório juventudes da Aprendizagem de Qualificação em Serviços de Supermercados
  7. Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
  8. Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos
  9. Projeto Integrador Repositor de mercadorias
  10. A arte de se comunicar e de vender mais
  11. Técnicas de prevenção de perdas no varejo, atacarejo e atacado
  12. Prática Profissional da Aprendizagem de Qualificação em Serviços de Supermercados

Política de descontos

Observações

  1. Os documentos necessários para desconto devem ser apresentados no ato da matrícula.
  2. Os descontos não serão acumulativos e não se aplicam aos cursos promocionais e atendimento corporativo.
  3. Os descontos na modalidade de Educação a Distância seguirão os critérios estabelecidos pela Rede Nacional de Educação a Distância do Senac.



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