O aprendiz em Serviços de vendas é qualificado para promover e vender mercadorias, produtos e serviços no varejo, atacado e atacarejo de todos os setores da economia, presencialmente ou a distância (e-commerce). Esse profissional identifica as necessidades e desejos do cliente e realiza as etapas de pré-venda, venda e pós-venda. Está apto a utilizar técnicas de comunicação, gerenciar a autoimagem e lidar com as próprias emoções, bem como adotar postura profissional e imagem pessoal adequadas aos vendedores, além de promover estratégias de negociação, de mediação de conflitos e de argumentação nas diferentes transações comerciais, além de desenvolver soluções, aplicando a metodologia do Design Thinking, para o processo de vendas. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho. O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e a comunicação, a criatividade e a atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável, destacando-se pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que é marca do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. O curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de vendas do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023. O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Vendedor, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem (CONAP). Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de vendas: Organizar ações e planos de venda. Realizar a Venda. Realizar ações de pós-venda. Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional: Desenvolvimento socioemocional. Bem-estar pessoal e social dos jovens. Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho. Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho. Letramento matemático e educação financeira. Inteligência emocional e vendas. Marketing pessoal para vendedores - você é o seu melhor produto. Estratégias de negociação para o vendedor. Design thinking aplicado a vendas.
Próxima turma
As matrículas são feitas presencialmente na unidade onde será realizado o curso.
Verificar junto a unidade o tipo de oferta: presencial, remoto ou semipresencial.
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O aprendiz em Serviços de vendas é qualificado para promover e vender mercadorias, produtos e serviços no varejo, atacado e atacarejo de todos os setores da economia, presencialmente ou a distância (e-commerce). Esse profissional identifica as necessidades e desejos do cliente e realiza as etapas de pré-venda, venda e pós-venda.
Está apto a utilizar técnicas de comunicação, gerenciar a autoimagem e lidar com as próprias emoções, bem como adotar postura profissional e imagem pessoal adequadas aos vendedores, além de promover estratégias de negociação, de mediação de conflitos e de argumentação nas diferentes transações comerciais, além de desenvolver soluções, aplicando a metodologia do Design Thinking, para o processo de vendas. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho.
O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e a comunicação, a criatividade e a atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável, destacando-se pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que é marca do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
O curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de vendas do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Vendedor, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem (CONAP).
Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de vendas:
Organizar ações e planos de venda.
Realizar a Venda.
Realizar ações de pós-venda.
Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional:
Desenvolvimento socioemocional.
Bem-estar pessoal e social dos jovens.
Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho.
Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho.
Letramento matemático e educação financeira.
Inteligência emocional e vendas.
Marketing pessoal para vendedores - você é o seu melhor produto.
Estratégias de negociação para o vendedor.
Design thinking aplicado a vendas.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Propiciar situações de aprendizagem que fomentem nos alunos atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base nos indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Idade mínima: 14 anos
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- CPF e RG
- Comprovante de Escolaridade (Cursando anos finais do ensino fundamental)
- Carteira de Trabalho
- Comprovante de residência.
- Contrato de trabalho.
- Autodeclaração de baixa renda
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
- Laboratório Juventudes da Aprendizagem de Qualificação em Serviços de Vendas
- Organizar ações e planos de venda
- Realizar a venda
- Projeto Integrador Vendedor
- Inteligência emocional e vendas
- Marketing pessoal para vendedores: você é seu melhor produto
- Estratégias de Negociação para Vendedor
- Design Thinking Aplicado a Vendas
- Prática Profissional da Aprendizagem de Qualificação em Serviços de vendas
Política de descontos
Observações
- Os documentos necessários para desconto devem ser apresentados no ato da matrícula.
- Os descontos não serão acumulativos e não se aplicam aos cursos promocionais e atendimento corporativo.
- Os descontos na modalidade de Educação a Distância seguirão os critérios estabelecidos pela Rede Nacional de Educação a Distância do Senac.