Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Pará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição brasileira de educação profissional, aberta a toda a sociedade, criada em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621.

É o principal agente da educação profissional voltado ao setor de comércio de bens, serviços e turismo. Uma entidade privada com fins públicos, mantida pelos empregadores do comércio.

Submete-se ao Ministério do Trabalho e Emprego enquanto serviço nacional de qualificação de mão-de-obra e ao Ministério da Educação no âmbito do Sistema Federal de Ensino, conforme Lei Federal nº 12.513/2011. Assim como o Sesc, o Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com educação profissional em 12 áreas de formação, incluindo cursos de idiomas. No estado do Pará o Senac está presente desde em 18 de julho de 1947 e integra o sistema Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-PA). A Instituição tem como foco desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho através de ações educacionais, disseminando conhecimentos em Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Senac no Pará possui atualmente Centros de Educação Profissional (CEP) em Belém, Castanhal, Parauapebas e Santarém, além do Centros de Educação Profissional Ações Móveis, do Núcleo de Educação Profissional (NEP) de Marabá e da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD), promovendo a democratização do acesso ao ensino profissionalizante, independente de distâncias ou condições sociais.

Missão

Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo

Visão

Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas

Designed by Freepik

Valores

Transparência
Transparência
Inclusão social
Inclusão social
Excelência
Excelência
Inovação
Inovação

Aprender fazendo

Os ambientes pedagógicos do Senac ilustram a vanguarda da Instituição. Nesses espaços, os alunos recebem a orientação de instrutores especializados e desfrutam de uma infraestrutura similar à que encontrarão no mercado de trabalho. Além disso, a instituição vem instalando o seu Novo Modelo Pedagógico, uma metodologia educacional moldada para permitir o aprendizado sugerindo ao aluno uma grande proximidade com a realidade profissional e, através de simulações ou mesmo a vivência prática da ocupação, dando-lhes marcar formativas que representam o diferencial no mercado.

É com tal abrangência, competência e responsabilidade social, que o Senac em seus 70 anos se mantém ávido por buscar cada vez mais a excelência em educação profissional para o setor terciário da economia. O Senac se insere como uma engrenagem em prol do desenvolvimento socioeconômico no país e é por isso que esta história está só começando!

Vencendo fronteiras

Por meio de diferentes modalidades de ensino, a programação de cursos do Senac é diversificada nos três níveis de atuação: Formação Inicial e Continuada, Cursos Técnicos e Educação Superior. Em todo o estado, em média, o Senac atende, em média, 25 mil alunos por ano em cursos de educação profissional, os quais atendem à ocupações em diferentes eixos do mercado, como Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Cultural e Design, dentre outros. A oferta abrange cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamentos, cursos técnicos, aprendizagem comercial (Programa Jovem Aprendiz) e cursos a distância.

Além dos cursos, o Senac também atua em prol do empresariado, com atendimentos em soluções corporativas, cursos customizados in company e o Banco de Oportunidades, um serviço que aproxima alunos recém-formados pela instituição e empresas que procuram profissionais bem preparados.

A busca pela inclusão social também sempre esteve presente na trajetória do Senac, mas ganhou um novo impulso, a partir de 2008, quando ampliou suas ações de inclusão social com recursos próprios, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Mais de 1 milhão e 800 mil brasileiros já foram beneficiados com o programa.

A educação profissional sem fronteiras também permeia a atuação do Senac na oferta de programações a distância. Hoje, a Instituição conta com a Rede Nacional de Educação a Distância, com cursos online nos níveis Livre (Formação Inicial e Continuada), Técnico e Superior, ofertados em todo o Brasil, por meio do portal Senac EAD (www.ead.senac.br).

Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

0800 701 4492
atendimento@pa.senac.br