Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Pará conquista medalha nas Competições Senac de Educação Profissional

Pará conquista medalha nas Competições Senac de Educação Profissional

Publicado em: 28 Nov 2016 | COMPETIÇÕES SENAC

A jovem Allana Nascimento atravessou o mapa para representar o Pará nas Competições Senac de Educação Profissional e retornou carregando a medalha de bronze, conquistada no Rio Grande do Sul onde ocorreu a etapa da ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social. Com apenas 19 anos, a técnica de enfermagem formada pelo Senac Pará garantiu o terceiro lugar no pódio, ao lado da competidora de Santa Catarina, Jéssica da Veiga, que obteve a mesma pontuação nas provas.

As Competições Senac de Educação Profissional correspondem a um grande torneio promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para testar habilidades e conhecimentos dos alunos formados pela instituição em todo Brasil. A etapa em Porto Alegre encerrou na última sexta-feira, 25 de novembro, e reuniu alunos e ex-alunos do curso Técnico em Enfermagem de sete estados (AL, BA, CE, DF, PA, RS e SC), que participaram de provas na arena montada no Bourbon Shopping Wallig.

“Esta foi uma experiência única, que me ajudou a definir o meu perfil como profissional cautelosa e atenciosa. Nas provas, em alguns momentos me senti apreensiva pelo clima de competição, mas fui colocando em prática tudo que aprendi no Senac e ganhando confiança no decorrer dos desafios para executar cada tarefa com excelência”, descreveu Allana, carregando medalha inédita para o Senac no Pará em eventos do tipo.

As provas envolveram dinâmicas em que os competidores interagiram com atores, simulando atendimentos de gestão da saúde, promoção de bem-estar físico e psicossocial, desenvolvimento, cuidados e reabilitação, nutrição, administração de medicamentos e uso de dispositivos funcionais, referentes a atividades dos profissionais Técnicos em Enfermagem.

“A sensação é de dever cumprido, não somente pela medalha, mas pelo compromisso e ética assumidos. Allana mostrou habilidades, técnicas e, principalmente, atitudes e valores que fazem toda a diferença na formação profissional e demonstram a seriedade com que realizamos o processo ensino-aprendizagem no Senac Pará”, detalha a treinadora Evelyn Mendonça.

Para a Supervisora Técnica da delegação paraense nas Competições, Silvana Ribeiro, o resultado refletiu o empenho de todos os envolvidos.  “Foi uma conquista da Allana, da treinadora e também de toda a equipe que proporcionou suporte técnico e psicológico à competidora.  Essa medalha de bronze para nós representa ouro, porque mostra que temos potencial para ousar e almejar mais conquistas”, considera.

O momento de comemorações pelos 70 anos de atuação no Brasil foi escolhido pelo Senac para a primeira edição das Competições, que buscam refletir as competências e os atributos dos alunos mais bem preparados, com a finalidade de dar visibilidade à excelência da educação profissional do Senac, assim como promover compartilhamento de práticas educacionais entre os departamentos regionais da instituição.

A primeira etapa foi da ocupação de Cabeleireiro, no início do mês, em Fortaleza, com a aluna do Programa Senac de Gratuidade, Jackeline Campos Passinho, de 18 anos, representando o Senac no Pará. Mesmo sem subir ao pódio no Ceará, o Senac Pará registrou uma boa participação. “Me senti lisonjeada em representar o nosso estado numa competição nacional. A participação nesse projeto mudou a minha visão de futuro profissional para melhor”, pontua Jackeline. Além das etapas de Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social, o torneio segue até dezembro com etapas nas ocupações profissionais de Serviço de Restaurante e Cozinha.

Com informações do Departamento Nacional e Senac/RS
Edição de texto: Daniele Brabo/Senac Pará
Fotos: João Alves e Diana Berto
Arte: Diego Ataide/Senac Pará

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.


Mais notícias

Mais notícias