Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Jorge Colares recebe homenagem no Senac em Maranguape-CE

Publicado em: 31 Ago 2016 | INSTITUCIONAL

O grande empresário e representante sindical do comércio lojista paraense Manoel Jorge Vieira Colares recebeu homenagem in memorian do sistema Comércio do Ceará, no último dia 23 de agosto. Em sua cidade natal, Maranguape (CE), Jorge Colares deu nome ao auditório do novo Centro de Educação Profissional Celso Nogueira Sobrinho, inaugurado no município com a presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará, Sebastião Campos, e do conselheiro do Senac/PA, Augusto Joy Colares, filho do homenageado e atual presidente do Sindicato do Lojistas do Estado do Pará (Sindilojas).

A solenidade de entrega do novo prédio contou com a presença do presidente do Sistema no Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, diretores do Sesc e do Senac, dirigentes sindicais e autoridades do estado. Jorge Colares (1930-2016) construiu boa parte de sua carreira no Comércio do Pará, onde se destacou com seu forte tino para os negócios. Foi conselheiro do Senac no Pará, vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindilojas.

Sobre o homenageado
Colares iniciou sua trajetória no ramo com a venda de porta retratos, nos anos 50, sendo seus primeiros negócios em Belém uma lanchonete, uma loja de bordados cearenses e outra de roupas masculinas. Foi sócio de sua esposa, Alice Colares, companheira de uma vida. Muito além da busca pelo lucro fácil, o seu objetivo era crescer, seguir em frente e contribuir socialmente. Com essa visão empreendedora, já nos anos 60, investiu na sua representação comercial, a M.J Vieira – Distribuidora e Representações Ltda. Foi assim que se tornou um dos maiores representantes brasileiros na segunda metade do século XX, trabalhando com grandes marcas nacionais.

Seu nome se consolidou no comércio a partir dos anos 70, com a Papelaria Colares, que contava com a participação de seus filhos, Joy, Alberto e Alexandre, uma das grandes satisfações na sua vida. Atuante nos debates do setor, participou da fundação do Clube de Diretores Lojistas e da implantação do SPC Brasil, em Belém. Eleito em 1966, pela primeira vez, Presidente do Sindicato dos Lojistas, ocupou o cargo até o seu falecimento, no mesmo ano em que a entidade chegou aos 100 anos. Sua expressividade e sua personalidade garantiram cadeiras nas entidades de representação de classe como a CNC - Confederação Nacional do Comércio.

Em 1970, passou a compor a diretoria na Vice-Presidência da atuante Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio/PA), quando assumiu também a direção regional do Sesc, cargo que ocuparia por 30 anos. Ocupou posteriormente o cargo de conselheiro regional do Senac no Pará.

Em seus 85 anos de vida, reunindo conhecimento invejável das leis brasileiras e das normas sindicais e trabalhistas, Jorge Colares se tornou referência para o setor do comércio em todo o país, com distinto reconhecimento por diversas entidades municipais, estaduais e nacionais.

Texto:  Adriano Abbade/Fecomércio-PA, com informações do Senac/CE e edições Senac/PA
Fotos: Senac/CE

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br