Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Exposição “Mantos de Nazaré” valoriza artesanato feito em comunidades.

Publicado em: 14 Out 2016 | EVENTOS

Sementes, bordados, miriti, dentre outros charmosos detalhes do artesanato paraense ganharam destaque na 1ª Exposição “Mantos de Nossa Senhora de Nazaré”, organizada pelo Senac no Pará. A mostra ocorreu no período de 03 a 14 de outubro, dentro da chamada Quadra Nazarena, que corresponde aos quinze dias de festividade do Círio de Nazaré.

A exposição reuniu 21 mantos confeccionados por artesãos de comunidades da Grande Belém, que participaram de cursos ministrados pelas ações móveis do Senac em bairros como Icuí Guajará, Cidade Nova, Conjunto Julia Seffer, Tapanã, Mangueirão e nos municípios de Abaetetuba e Barcarena.

“Considerando a grande expressão cultural que o Círio representa, o Senac busca, por meio de eventos como este valorizar a produção das comunidades e apresentar esse trabalho ao público em geral”, detalhou a gerente do Centro de Educação Profissional do Senac Ações Móveis, Vívia Costa. Os expositores foram alunos e também instrutores dos cursos de Artesão de Pintura em Tecido, Artesão em Bordado a Mão e oficina de Artesanato com material reciclado e confecção de bonecas de pano.

As criações foram livres e utilizaram diversos materiais. Já a inspiração para a produção dos mantos de 25 cm de altura e 46 cm de comprimento partiu do tema “Maria, Rainha da Amazônia!”, visando ressaltar a importância do Profissional Artesão para a cultura do estado.

Participaram representantes das comunidades São José (Conjunto Carmelândia), Associação de Moradores do Conjunto Julia Seffer (Achajus), Espaço Profissionalizante da Amazônia (EPA), Comunidade Kikuchy, Comunidade AMA, Comunidade SDH, dentre outros. As peças puderam ser visitadas pelo público no hall da unidade Senac da Serzedêlo Corrêa, em Belém.

Texto: Comunicação Senac Pará
Imagem: Reprodução Internet

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br