Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Aula show do Senac repete sucesso no 4º Festival Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia

Publicado em: 26 Set 2016 | EVENTOS

Pode parecer difícil preparar uma receita inovadora, que harmoniza chocolate regional e outros sabores amazônicos, mas Senac Pará mostrou para os visitantes do 4º Festival Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia que valorizar os produtos locais é simples. Basta ter criatividade.

Na tarde de 23 de setembro o Senac comandou a Cozinha Show do Festival, que ocorreu entre os dias 22 e 25 de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras. O exclusivo mousse de chocolate com compota de jambo e pérola de sagu, criado pelo instrutor Walaci Moraes, conquistou o público tanto pelo paladar quanto pela praticidade de seu preparo.

Contando com o apoio de quatro cozinheiros profissionais formados pelo Senac, o instrutor demonstrou passo a passo da receita, ressaltando os diferenciais dos produtos e ingredientes da nossa terra. Ao todo, 60 visitantes do evento participaram da aula show do Senac, lotando o espaço. Todos puderam conhecer também um pouco da história do chocolate e as mudanças ocorridas ao longo dos anos na utilização e consumo do cacau.

De acordo com o instrutor, um dos objetivos da receita é aproveitar as frutas da região, valorizando a gastronomia local. “Ao elaborar esse mousse, primeiramente pensamos em ingredientes de fácil acesso. Cupuaçu e bacuri são frutas caras. Então por que não usarmos o jambo, que é uma fruta de menor preço e pode, inclusive, ser encontrada livremente nas ruas? Utilizamos então esta fruta e outros insumos regionais, substituindo produtos como a baunilha, que é mexicana, pelo cumaru, por exemplo. Qualquer pessoa pode tentar fazer em casa”, disse Walaci durante o preparo ao vivo.

O público que participou da aula show interagiu fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre os ingredientes utilizados na apresentação. Edna Araújo, que assistiu à aula show, elogiou a interação. “É sempre bom buscar conhecimento. Como eu sou cozinheira, queria aprender alguma novidade, alguma receita. Aprendi e aprovei” – comentou.

A expositora Izete Costa deixou o seu estande por alguns minutos para acompanhar a apresentação do Senac. “O que me atraiu foi a utilização das frutas da nossa região na receita. Sou moradora da Ilha do Combu, tenho contato com essas frutas, mas não sabia como elaborar um doce com elas. Uma receita simples e maravilhosa” – comentou.

O Festival Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia ocorre em Belém desde 2013, e conta com a participação do Senac desde sua primeira edição. Em 2016 o evento homenageou os 400 anos da capital paraense, simultaneamente com o festival Flor Pará. A vasta programação compreendeu ainda exposições, rodadas de negócios, ciclos de palestras, workshops, entre outras atrações.

Texto: Adriano Abbade
Fotos: Veruscka Brizart
Mais imagens na GALERIA DE FOTOS.


Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br