Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Pará

Perfil profissional

O Aprendiz em Serviços de Vendas é qualificado para executar atividades de reposição, controle de estoque e vendas de mercadorias, produtos e serviços em empresas do comércio de bens, serviços e turismo e demais setores da economia.
Este profissional abastece o ponto de venda, organiza e controla o estoque, bem como planeja e realiza ações de venda e pós-venda de mercadorias, produtos e serviços, em diferentes tipos e segmentos de empresas. Na realização de suas atividades, interage com as equipes dos diversos setores da empresa.
O profissional qualificado no Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa com foco em resultados, destaca-se pela atitude saudável e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que são específicas do programa. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
O curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005 e pela Portaria MTE nº 723/2012, alterada pela Portaria MTE nº 1.005/2013. Destina-se a jovens maiores de quatorze anos e menores de vinte e quatro anos e, no caso de pessoas com deficiência, o limite de idade não se aplica.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Repositor de Mercadorias, Estoquista e Vendedor, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem - CONAP.

Este curso está situado no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é "gerir", e pertence ao segmento "Comércio".
A seguir, as competências das ocupações que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de Vendas:

Repositor de Mercadorias
- Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
- Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos.

Estoquista
- Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico.
- Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos.

Vendedor
- Planejar e organizar ações de vendas.
- Realizar a Venda.
- Realizar ações de pós-venda.

Estou interessado

Infelizmente não há turmas sendo ofertadas no momento. Registre seu interesse pelo curso preenchendo o formulário abaixo.



Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
- Estimular, por meio de situações de aprendizagem, o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis, atitudes saudável, protagonismo juvenil, social e econômico e colaborativo nos alunos;
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Jovens que estejam interessados em aprender uma profissão e queiram ser encaminhados pelas empresas para o Programa de Aprendizagem.
Requisitos de acesso:

- Idade mínima de 14 anos completos e máxima de 24 anos incompletos. Ao completar 24 anos, conforme legislação, o aprendiz terá seu contrato encerrado, dessa forma recomenda-se que seja calculada a idade máxima para contratação. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência.
- Escolaridade mínima: cursando o Ensino Fundamental.

Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de identidade;
- CPF;
- Comprovante de escolaridade;
- Contrato de trabalho e CTPS;
- Comprovante de residência.

Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existirem. Quando menor de idade, este deverá vir acompanhado de responsável, portando os documentos RG e CPF.

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
  • CPF (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
  1. APZ - Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
  2. APZ - Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico.
  3. APZ - Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos.
  4. APZ - Abastecer o ponto de vendas com mercadorias e produtos.
  5. APZ - Planejar e organizar ações de venda
  6. APZ - Realizar a venda.
  7. APZ - Realizar ações de pós-venda.
  8. APZ - Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 1
  9. APZ - Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 2.
  10. APZ - Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 3.
  11. Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços de Vendas

Outros cursos com inscrições abertas

Veja todos os cursos

Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

0800 701 4492
atendimento@pa.senac.br